sexta-feira, 14 de julho de 2023

NOVIDADES NA PROVÍNCIA. - 832 - 14/07/2023

 832 – NOVIDADES NA PROVÍNCIA - 14/07/2023

  - Por Jaime Capra

 

Poucas e boas ou muitas e ruins, este é o tema da coluna publicada em minha página no Facebook ou em qualquer outra mídia que meus preclaros leitores tiverem o ímpeto de compartilhar. Quanto à ordem, compete a estes a decisão de escolher, entre umas ou outras, o que ler primeiro.

Para começar, meu espaço no Jornal Gazeta Catarinense, hoje simplesmente Gazeta, depois de 830 colunas, escritas gratuitamente, chegou ao fim. Depois do fatídico 31 de março de 2023 a ala de anunciantes impôs seu fim sob pena de cancelar os anúncios. Que fazer? O capital venceu a cultura, não que isto seja impossível conciliar, mas na província tudo é possível.

Para continuar, ontem postei em minha página no Facebook uma pequena observação que repito neste espaço. “A colenda câmara de vereadores de São Miguel do Oeste, está em processo de ebulição. As candidaturas a prefeito para o próximo mandato, estão fervilhando. Pena que, pelos nomes cogitados, melhor seria alterar a Constituição Brasileira e permitir um terceiro mandato ao atual. Mas isto não é tudo! Nos últimos dias algo veio à tona, o que se fala a boca pequena pelas esquinas e botecos, uma notícia para deixar os que aplaudiram e subscreveram a lista de desagravo contra a vereadora Maria Tereza Zanella Capra que teve seu mandato cassado, com cara de cachorro que comeu graxa. O “algo” que veio à tona é que uma das lideranças da desforra contra a tal vereadora, que se deu porque o Bolsonaro perdeu as eleições, acaba se ser notícia na justiça.

Ocorre que esta liderança, um dos expoentes da colenda, que ocupava a presidência, teve cassados seus direitos políticos por conta de uma condenação em segundo grau com trânsito em julgado. Quando este, agora réu, sentiu o cheiro da brilhantina, renunciou ao mandato de Presidente. Ato contínuo, o que sobrou da colenda câmara de vereadores de São Miguel do Oeste tratou de eleger novo presidente. Imediatamente após eleito e empossado o sucessor, o mais novo incauto que acabara de eleger seu sucessor, simplesmente pediu e pegou o boné e foi embora. Disto tudo, têm-se que o ditado Latino Piper in ano aliorum glacies crepito est nunca foi tão pertinente. Como as novidades são poucas e boas, resta que o incauto não teve a suficiente hombridade para enfrentar um processo de cassação, ainda mais considerando o motivo “torpe” (que contraria ou fere os bons costumes, a decência, a moral, que revela caráter vil, ignóbil, indecoroso, infame, que causa repulsa, asqueroso, nojento – Dicionário Google da Oxford Languages) da condenação transitada em julgado. É mais honroso fazer isto com os outros. Por esta e por outras é pertinente traduzir o ditado latino: “pimenta no anus dos outros é sorvete”.

 

Até a próxima

Nenhum comentário: