831 - O QUE É CULTUIRA? - 23/06/2023 (extraído da Internet/Yahoo.com)
Cultura é compreendida como os
comportamentos, tradições e conhecimentos de um determinado grupo social,
incluindo a língua,
as comidas típicas,
as religiões, música local, artes, vestimenta, entre inúmeros outros aspectos.
Para as ciências sociais (entre elas a sociologia e antropologia), cultura é uma rede de
compartilhamento de símbolos, significados e valores de um grupo ou sociedade.
São formados artificialmente pelo homem, ou seja, de uma maneira não natural.
A origem da palavra cultura vem
do termo em latim colere, que significa cuidar, cultivar e crescer.
Por isso o termo também está associado a outras palavras, como a agricultura,
que trata do cultivo e crescimento das plantações.
Os elementos que compõem uma cultura são compartilhados pelos membros da
sociedade, criando-se, assim, uma identidade cultural.
A cultura brasileira, por
exemplo, é conhecida por sua grande mistura de povos, as grandes festas como o
carnaval, a diversidade musical e até mesmo pelo bom futebol.
Mas é errado dizer que todos os brasileiros, assim como os cidadãos de
outros países, possuem o mesmo comportamento ou reproduzem a mesma cultura pelo
qual o seu país é conhecido.
Isso porque cada estado ou
pequena região possui sua cultura tipicamente local, com diferentes
comidas típicas, estilos musicais, comportamentos, dialetos, entre outros
aspectos, que criam a identidade de um determinado grupo social.
A cultura é também um mecanismo cumulativo, porque as modificações
trazidas por uma geração passam à geração seguinte.
Ela perde e incorpora outros aspectos, numa forma de melhorar a vivência
das novas gerações e acrescentar novos elementos.
Sendo assim, a cultura está sempre em transformação, motivada, geralmente,
pela troca entre diferentes povos. Aliás, impossível falar de cultura sem falar
de troca, aspecto que caracteriza as culturas ao redor do mundo.
TIPOS DE CULTURA
A cultura popular é a base da cultura de qualquer povo e região.
Uma característica importante deste tipo de cultura é que ela começa de baixo
para cima, ou seja, são as classes populares quem determinam o que é essa
cultura e como ela deve ser reproduzida.
Na cultura popular, seus elementos, como as danças, estilo musical,
costume, entre outros, são transmitidos de geração para geração por um povo.
Nas nas festas, podemos identificar o
Frevo, como pertencente ao estado de Pernambuco, e a Chula, do Rio Grande do
Sul, criados, consequentemente, pelo povo.
A cultura erudita é aquela reproduzida pela classe média ou alta de um povo, como os intelectuais e os
artistas, sendo financiada pela elite econômica. É o tipo de cultura
concentrada no meio acadêmico.
Um grande exemplo foi o movimento do
Renascimento. Seus artistas, principalmente os pintores, eram financiados para
produzir artes que seriam apreciadas pela elite social da época.
É importante saber que, mesmo sendo considerada uma cultura da elite, a
cultura erudita não será necessariamente produzida por estas pessoas, mas sim
financiada por elas.
Alguns exemplos da cultura erudita são as exposições em
museus, as pinturas, o balé, a ópera, entre outros.
A cultura de massa une os aspectos da cultura erudita e da cultura
popular, transformando-as em uma cultura mais acessível, simples e
como entretenimento para o consumo
geral.
A cultura de massa se concentra principalmente nas grandes mídias, como
a TV e redes sociais, focado no consumo.
Uma grande questão é que, através da cultura de massa, as culturas
erudita e popular deixam de ser uma experiência, uma vivência e uma identidade,
para se tornarem um conteúdo de entretenimento que pode ser vendido de alguma
maneira.
Um exemplo é a pintura da Monalisa, de
Leonardo da Vinci. Considerada parte da cultura erudita, a pintura da Monalisa começa
a ser usada pela cultura de massa em estampas de camisetas, ou com fotos
editadas, reproduzidas principalmente nas redes sociais, numa forma de
entretenimento.
Um exemplo de cultura popular transformada
pela cultura de massa é o sertanejo. Esse estilo musical surgiu nos meios rurais, numa
forma de descrever a vida no campo, mas a cultura de massa, através do
sertanejo universitário, transformou o estilo em entretenimento acessível a
outros públicos.
A cultura material são os aspectos da cultura que são tangíveis, ou
seja, aqueles que podem ser tocados. São objetos físicos e concretos.
A cultura material são elementos produzidos manualmente pelo ser humano,
e que se tornam aspectos físicos da cultura e tradição de um povo.
Alguns exemplos de cultura material são: um cocar indígena, o
Pelourinho na Bahia, o Centro Nacional de Ouro Preto, entre diversas outras.
A cultura imaterial é considerada intangível, ou seja, os elementos que
não podem ser tocados.
São, basicamente, os costumes e tradições que não são físicas e que
precisam ser reproduzidos e vivenciados. Geralmente, um grupo social preserva
este tipo de cultura em respeito à sua ancestralidade.
Alguns exemplos de cultura imaterial são a Literatura de
Cordel, a Roda de Capoeira, o Frevo, entre outros.
A cultura organizacional é o conjunto de hábitos, crenças e normas que
estabelecem o comportamento dos funcionários em uma determinada empresa.
A cultura organizacional define os princípios que constroem a identidade
de uma organização, como as pessoas se relacionam, se comunicam e se
transformam.
Elemento fundamental na construção da identidade de uma sociedade, a
cultura corporal é a maneira como
agrupamentos humanos interagem com o corpo socialmente. Essa cultura se
manifesta a partir de atividades que envolvem movimento corporal, tais como
danças, jogos, comportamento sexual e outras práticas relacionadas.
A cultura corporal é associada à ritualização e ao simbolismo em muitas
sociedades, sendo uma forma de resistência e afirmação da identidade cultural.
Até a próxima
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