sexta-feira, 5 de abril de 2024

ESPERO QUE O BRASIL AMADUREÇA (836 - 05/04/2024)

 

                ESPERO QUE O BRASIL AMADUREÇA 

                836 – por Jaime Capra

 

        Já quase ultrapassamos o primeiro trimestre de 2024, duas décadas e meia deste século XXI. No entanto continuamos marcando passo como se estivéssemos no século XIX. É incrível, com todo o avanço tecnológico à nossa disposição, continuarmos agindo como se o Brasil ainda fosse uma província de Portugal e pior, como província do Clero Secular e do Clero Regular o que perdurou até 1892, portanto a mais de setenta anos após a proclamação da Independência.

        Neste texto não quero referir especificamente o Brasil, pois o País é imenso e sabe-se que parte dele, pelo menos, deixou de ser província a muito tempo. Quero me referir especialmente aos mais próximos, jornalistas, políticos, comerciantes, e grande parcela da população com diplomas universitários pendurados atrás das portas ou na entrada das salas de trabalho. Quero dedicar um “entre aspas” especial à imprensa local e às mídias sociais, as quais tem emprestado toda sua capacidade para criar bobagens, mostrar tendências e preferências pessoais, sobretudo as políticas. A estes, tenho uma sugestão especial, embora extemporânea: assistir a palestra cujo título é: ESQUERDA – A disputa da narrativa nas redes sociais, com o jornalista Leandro Demori, na UFFS (Universidade Federal Fronteira Sul) em Chapecó.

Alguns de nossos pretensos jornalistas que nos informam (sic), inclusive travestidos da autoridade militar, deveriam comparecer para aprender alguma coisa além da abertura e acompanhamento das estradas na Amazônia (quiçá também proteger as fronteiras e os Indígenas), distribuir Fake News ou seguir a cartilha dos donos das redes de comunicações, e evidentemente aumentar suas reservas à custa do novos provincianos.

                                ------- OOO -------

        Quanto aos demais provincianos não efusivamente citados, só o fato de andarem fantasiados com bandeiras do Brasil grudadas nos carros, em seus estabelecimentos e em outros locais visíveis, nada a acrescentar. Pode-se apostar que em toda a vida pretérita, evidentemente anterior a 8 de janeiro de 2023, estes provincianos nunca lembraram que o Brasil existe e seu símbolo maior seria a Bandeira Nacional. Só o fato de subscrever listas orientando seus iguais para que evitem manter relações comerciais com aqueles que não o são, bem diz do seu caráter, demonstrando que efetivamente dizer que estão no Século XIX é elogio. Na verdade, estão ainda em 1549, quando o Brasil foi fundado como unidade política.  

 

 


Nenhum comentário: