sexta-feira, 10 de julho de 2015

GARRA FERINA

TUDO SERVE
       Para a elite coxinha qualquer coisa serve desde que possa comandar o espetáculo.
       Aqui em São Miguel do Oeste tanto fez até que emplacou o  estacionamento pago. Com estacionamento pago, sobra mais espaço para plantar mandioca. Para os submissos, não importa os micos. Basta contentar os coxinhas.
       Vi hoje um defensor do estacionamento pago antecipando a vigência da lei. Estacionou seu automóvel, ainda com o adesivo de Aécio Neves, numa vaga reservada a portadores de necessidades especiais. É bonito isso? Diria o humorista Lilico!

RETORNO
       Entre ovos de serpente, regularização de irregularidades, remendos, gerundismos e trampolins, a casa de leis que seria parlamento retorna à condição de colenda.
       Depois de propor e apoiar um remendão na lei do estacionamento pago, tudo pode acontecer.
       Remendar hoje uma lei aprovada ontem é um mico sem tamanho, tanto para quem propôs o remendo quanto para quem o aceitou e aprovou.
       O salão nobre da atual colenda possui uma galeria com fotos dos ex-presidentes. Se os mais atentos observarem, poderão ver que alguns deles ficaram de costas depois do que aconteceu no plenário por conta do dito projeto e seu remendo. Nem as calças do Jeca Tatú, depois do remendo, ficaram tão feias.

COMO SE ERGUER
Dados da pesquisa Datafolha indicam que 45% dos brasileiros se identificam com a direita e 35% com a esquerda. Embora não reflitam a composição do Congresso Nacional, em sua maioria de direita, considerando o ambiente político, os números podem até ser bem recebidos.
A impossibilidade de comparação dos dados pela inexistência de outra pesquisa dificulta a análise, pois a vê como um momento estático tomado ao acaso.
Os números mostram um deslocamento ideológico do centro para a direita partidária, como conseqüência do deslocamento do PMDB da centro-esquerda para a centro-direita. A mesma oscilação acometeu também os partidos de esquerda, que foram contaminados pela atração do poder e pelo arrefecimento político-ideológico e ético que contribuiu para a degradação geral da política.
É preciso considerar também que a esquerda no poder acabou por absorver métodos, valores e hábitos da direita, confundindo os eleitores e abrindo caminho para a competição.
Os meios de comunicação, veículos de transmissão do pensamento direitista, cumprem papel decisivo no resultado da pesquisa, de sorte a não mais se poder falar em opinião pública, mas em opinião publicada.
No presente, vivemos na história de um país sem caráter próprio, em que o passado não foi superado e o futuro está distante. O desafio das esquerdas é buscar forças para superar o passado para sobreviver no presente, e erguer-se para enfrentar a reincidência reacionária. É preciso também engenho e arte para matar a semente daninha do golpismo, da violência e da intolerância que formam as bases do fascismo.

ATOS FALHOS
       A profusão de bobagens e atos falhos não acomete somente a colenda Migueloestina. Transcende ao território de Padre Aurélio para chegar “de Brasília a Juiz de Fora” como diria Juca Chaves em sua cançoneta alusiva ao Fusca do Itamar Franco.
       Silvio Costa, deputado federal pelo PSC, ao se referir à convenção do PSDB disse que foi uma “convulsão”, não uma convenção. Aécio Neves, ao comentar sua recondução à presidência do partido, disse que foi eleito “presidente da República”.
       Coube ao ditador Mao Tse-tung redivivo, Eduardo Cunha, o ato falho histórico de quem tem todo o interesse em “endireitar” o Brasil a exemplo de cartazes pendurados nos vidros de empresas em nossa cidade que dizem “se queres um país melhor seja honesto”. Proferiu um ato falho histórico ao dizer no twitter que “com roubo e tudo vamos chegar lá”. Belo gesto.


CRISE NA CHINA
       A China, assim como o Brasil, está às voltas com um desenvolvimento tardio e excludente, com a peculiaridade de ter aderido recentemente ao capitalismo selvagem. A necessidade de capitalizar um país gigantesco como é, levou as autoridades a incentivar a aplicação de recursos individuais na compra de ações em bolsa, com a finalidade de colocar suas empresas em nível das concorrentes mundiais e atraí-las para seu território.
       Como existe a lei da oferta e da demanda que os chineses ainda não conseguiram revogar, a lei se encarrega de equilibrar o mercado. Os chineses descobriram que estaria na hora de vender suas ações e realizar o lucro. Só não contavam que todos os investidores pensassem nisso juntos. O resultado aí está. O prejuízo é deles e demonstra que de fato existe uma crise mundial. Mas como está na moda, a culpa também é da Dilma.

MÉRITOS NA ADVERSIDADE
       Rendo homenagens à Doutora Maria Tereza Zanella Capra, que juntamente com seus irmãos Marcelo Eduardo, Pablo Ricardo e Emmanuelle Cristine demonstram elevada solidariedade, amor fraternal, confiança e espírito familiar em prol da pronta recuperação de sua mãe Lorena Zanella Capra. Tanto amor, carinho, dedicação e solidariedade não é herança de origem em berço de ouro nem de disputa por patrimônio, mas de uma vida ilibada da mãe que granjeou simpatias por sua simplicidade, humildade e amor à família e não pela quantidade de cordéis de ouro pendurados no pescoço.  
A Doutora Maria Tereza e seus irmãos são hoje profissionais que conquistaram cada palmo do espaço que ocupam, com estudo, trabalho, dedicação e esforço familiar. As posições que detém na sociedade, em suas atividades profissionais ou políticas não foram concessões nem exigências e tampouco foram “compradas”, mas fruto de uma reconhecida escalada de degrau em degrau, o que lhes permite andar sempre de cabeça erguida.

Pelo que Dona Lorena representa no contexto familiar, pelo exemplo de elevado espírito solidário demonstrado por seus filhos, na qualidade de esposo e pai rendo homenagens à Doutora Maria Tereza e a seus irmãos, apoiando incondicionalmente a garra ferina com que a defendem. 

Nenhum comentário: