quinta-feira, 9 de julho de 2015

CENÁRIOS

CENÁRIO BOM
Um relatório da UNCTAD – Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento, mostra que o Brasil subiu de sétimo para sexto lugar no ranking de investimentos estrangeiros, num cenário de recuperação da economia internacional.
O documento indica que o movimento de perdas é influenciado pelos países desenvolvidos, que caíram US$ 499 bilhões em 2014. As perdas do Brasil foram menores que a redução mundial de investimentos, que foi de 16,3%, resultando em US$ 1,23 trilhão no ano passado. O quadro também é muito melhor que o da América Latina. Segundo Enio Verri, economista e professor universitário, os dados demonstram ser relevantes na comparação dessas informações com as do restante do mundo.
Ao contrário do que prova a realidade, a imprensa brasileira mostra que o Brasil vai muito mal. Sempre constrói um cenário de grande crise econômica, que logo é desmentido pelos fatos. O Brasil goza de um respeito muito grande no mundo e os fundamentos  macroeconômicos continuam sólidos. A resposta está no investimento externo, explica o professor.

CENÁRIO RUIN
       Considerar crise braba a extinção de 33 empregos em 923 empresas durante cinco meses, o que dá míseros 1% e menos de 0,2% ao mês, além de exagero, mostra o quanto está na moda tripudiar sobre a bandeira do Brasil, plantando informações de terra arrasada. Preferências políticas à parte, ainda há lugar para o mínimo de honestidade, mesmo no jornalismo interiorano.

MAIORIDADE PENAL
A Câmara dos Deputados acabou aprovando na noite de ontem com remendo ao estilo Eduardo Cunha um projeto com emenda aglutinativa que trata da redução da maioridade penal, sob protestos da oposição e das galerias do plenário.
O presidente da câmara tem se notabilizado em rasgar o regimento da casa e a própria constituição para impor sua sede de poder e enfrentar o governo e a própria sociedade brasileira. Já não há dúvidas que sua intenção é implantar uma ditadura branca, que ao invés do Alcorão adotará a Bíblia Evangélica os Trabucos e as Pastagens como Carta Magna da Nação.

DESPERTAR POLÍTICO
       Milhares de brasileiros estão despertando politicamente graças a intimidade com a internet. Usam as redes sociais para compartilhar notícias de interesse, propagando informações para seus grupos de interesses.
       Segundo a Pesquisa Brasileira de Mídia 2015 realizada pelo Ibope, a internet é o meio de informação que mais cresce entre os brasileiros. Metade da população já usa internet. Desde o ano anterior, aumentou para 37% o número daqueles que a utilizam todos os dias. Sessenta e cinco por cento dos jovens na faixa de 16 a 25 anos se conectam mais de cinco horas, em média, por dia. Entre os internautas, 92% estão conectados por meio de redes sociais. As mais utilizadas são Facebook, WhatsApp e YouTube. Apenas 7% lêem jornais diariamente. A TV continua sendo o meio mais usado.
Segundo o sociólogo Manuel Castelis, professor da Universidade do Sul da Califórnia, a internet é hoje um campo de batalha entre a velha ordem repressora e os projetos de liberação das jovens gerações. Acrescenta que todos os projetos sociais estão presentes na internet, e é por ela que se chega às mentes das pessoas.

CONVULSÃO E VIROSES
       Há menos de um ano, a CBF teve a oportunidade de reconhecer os erros, dar a volta e tentar de novo. Mas a teimosia e a soberba impediram que José Maria Marin, agora preso, ouvisse a arquibancada e a mídia esportiva, parcela que ainda não tem compromisso com interesses próprios e empresariais.
       Desde 1998, no final da Copa do Mundo na França, a CBF insiste em disfarçar a verdade. Naquela oportunidade transformou um caso de estresse familiar de Ronaldo em ataque epilético e convulsão. Em 2014, naquele humilhante 7 X 1 para a Alemanha, a CBF permitiu todo tipo de especulação. Agora, na desclassificação da Copa América para o Paraguai, com a desculpa de virose coletiva, a verdade veio à tona: “o que falta mesmo é futebol, capacidade técnica e seriedade”.
       É preciso abandonar os treinos nos salões de beleza, nas clínicas de tatuagem e nas sapatarias e voltar aos campos de futebol. Começar nos potreiros para chegar aos estádios, como se fazia antigamente. Aí, talvez, se possa melhorar.

O OVO DA SERPENTE
A característica do ovo da serpente é a transparência de sua membrana, o que permite a quem o observe, antever o animal peçonhento que, adulto, poderá atacá-lo. Trata-se de precisa imagem que nos mostra no presente o que no futuro nos pode ameaçar. Ao observador sempre caberá a decisão de interromper ou não a gestação. Mas, a partir do conhecimento da ameaça, não mais lhe será dado o direito de argüir surpresa.

A QUE PREÇO?
A coisa anda feia no paço municipal. Já não bastava o povo transformar o coraçãozinho de criança numa expressão de deboche, agora o “tapinha nas costas” tão valorizado durante a campanha, virou sinônimo de enganação. Ninguém mais respeita. O que se dizia humilde exagerou e tem sido achincalhado pelos seus próprios companheiros.

CAGADO DAS MOSCAS
Descobriram os nobres vereadores que bater no governo tem sido o caminho mais fácil para a notoriedade. Desprestigiado, com uma administração sofrível, sem poder de comando dentro de seu próprio partido, uma aliança capenga, recheada de fofocas e maledicências de bastidores, e a possibilidade de debandada geral antes mesmo de findar o ano de 2015 e sem perceber a diferença entre um ovo de serpente e os milhões de ovos de sua maior obra, praticamente não há quem o defenda. Talvez por isso, para cada defesa feita por uma Medusa eclodida do ovo da serpente ou conquistada nos bastidores a peso de ouro, tem a contrapartida, aquela que faz brotar um novo cargo para cada parente, cabo eleitoral, amigo ou sócio. E o povo é quem paga.


Nenhum comentário: