sexta-feira, 21 de agosto de 2015

GOVERNOS FRACOS

> GOVERNOS FRACOS I
“Os governos fracos fazem fortes os ambiciosos e insurgentes”.
A frase emblemática do Marques de Maricá reflete em muito a situação do governo brasileiro e, inclusive, do município de São Miguel do Oeste.
Martin Luther King profetizava: “se soubesse que o mundo se desintegraria amanhã, ainda assim plantaria a minha macieira. O que me assusta não é a violência de poucos, mas a omissão de muitos. Temos aprendido a voar como os pássaros, a nadar como os peixes, mas não aprendemos a sensível arte de viver como irmãos.”

> GOVERNOS FRACOS II
A ousadia dos grupos de interesse e seus movimentos em direção à utilização do Estado em benefício próprio trouxeram à tona mais uma vez a problemática antiga e a ferida de difícil cura que é a corrupção, raiz dos crimes subsequentes, da violência urbana e do descrédito do povo na sua Polícia, no Ministério Público, no Judiciário, nas autoridades dos Poderes constituídos, nas Leis que se mostram ineficazes para debelar esse violento e preocupante problema.
Os fatos negativos para o estado democrático de direito, além de deixar a sociedade brasileira atônita, fizeram o mundo ficar perplexo tal qual o tamanho da ousadia que ultrapassou os limites da sensatez.
Para buscar a origem da triste realidade é necessário voltar ao passado para relembrar essa história de descaso estatal para com o povo na sua trajetória de sofrimento.
O crime organizado subiu os morros das cidades brasileiras, inundou as planícies, está destruindo empresas, e na contramão, o Estado desceu e abandonou o seu povo à própria sorte. Com isso foram nascendo e crescendo os poderes paralelos através do aparecimento e surgimento verdadeiras milícias travestidas de grupos de interesse, políticos profissionais que foram se eternizando nos legislativos e, cada vez mais, as facções criminosas.
As áreas mais pobres dos centros urbanos estão literalmente dominadas pelos criminosos que foram se organizando em facções, enquanto os agentes públicos vêem naqueles amontoados de barracos, apenas possíveis votos a serem comprados com dinheiro oriundo da corrupção. O crime organizado foi fincando as suas raízes e crescendo seus tentáculos para alcançar funcionários públicos e políticos corruptos a fim de exercer suas atividades ilícitas mais livremente.
A ferida crônica chamada de crime organizado, corrupção e influência negativa praticado por grupos de interesse que se sobrepujam ao Estado e aos governos, e influencia, em seu favor, leis e processos administrativos, atinge de forma infame a cidadania e a paz interna do nosso País. Como resultado, recrudesce a oposição, gerando um clima de revolta e manifestações públicas por parte daqueles que vêem o Estado atuando em favor das minorias de pretensos poderosos endinheirados e grupos empresariais. Estes grupos de poderosos julgam propriedade sua um Estado que existe para atender e proteger todo o composto social que se encontra sob sua guarda e responsabilidade. Além disso, alijam as camadas mais pobres da sociedade, dos programas sociais que visam proporcionar as mínimas condições de um dia virem a ultrapassar a incômoda barreira da linha de pobreza.
Não bastasse essa prática subjacente, com auxílio da mídia reacionária que adota as mesmas práticas de subsistir e crescer à custa do dinheiro público que ao povo deveria pertencer, ainda critica e não adota os programas sociais destinados a transferir um pouco dos  impostos ao sofrido povo das classes menos favorecidas. 
Ainda assim ousam tais grupos, embora informais, influenciar as administrações públicas para que adotem legislações que os favoreça ou lhes proporcione melhores condições para levar avante seu desiderato de enriquecimento fácil, mesmo que seja através de um Estado já combalido ou implique na redução dos benefícios aos menos favorecidos. 

> FRASES FAMOSAS
O Marques de Maricá é autor de, entre outras, mais estas pérolas: 
“Todos reclamam reformas, mas ninguém quer se reformar.”
“Os velhacos pugnam muito por seus direitos, mas prescindem dos seus deveres.”
“Um povo corrompido não pode tolerar governo que não seja corruptor.”

Nenhum comentário: