sexta-feira, 19 de julho de 2019

716 – PAULO HENRIQUE AMORIM


716 – 12.07.2019 – PAULO HENRIQUE AMORIM
       O jornalista Paulo Henrique Amorim morreu na madrugada desta quarta-feira, aos 76 anos, vítima de enfarte. O jornalista sentiu-se mal após chegar em sua casa no Rio de Janeiro.
Amorim estava na Record TV desde 2003, onde apresentava o programa Domingo Espetacular, mas havia sido afastado de suas funções na emissora no mês passado. Ele também editava o site Conversa Afiada, em que fazia comentários sobre política e economia, sempre com forte teor crítico. Trabalhou em vários veículos de comunicação do País, como TV GloboBandeirantesTV Cultura e a extinta TV Manchete, além de ter atuado em algumas das maiores revistas do Brasil, como Realidade e Veja.
Como editor de Economia da Revista Veja, o jornalista ganhou um Prêmio Esso na década de 1970 por uma reportagem sobre distribuição de renda.

POLÊMICO E ATIVISTA POLÍTICO
       Paulo Henrique Amorim foi um jornalista polêmico, manifestando sempre posições fortes contra aqueles que não comungavam de seu ideário político. Seu alvo preferido eram os Governos e seus Governantes, bem como colegas de profissão que julgava inimigos, o que lhe rendeu uma lista de processos indenizatórios e criminais.

PASSARÁ PARA A HISTÓRIA
       Seu epitáfio, com certeza passará para a história. A pérola foi expelida, como não poderia deixar de ser, pelo bolsonarista Xico Graziano, ex-tucano que deixou o PSDB para apoiar a candidatura de Jair Bolsonaro, chamando, por sua página no Twitter, o jornalista de “canalha”.
       Autodenominado como agrônomo, agroambientalista, escritor, democrata, Xico Graziano usou sua página para comemorar a morte do jornalista, dizendo: “Quando morre um canalha me lembro das aulas de catecismo, em que o padre falava sobre o Céu e o Inferno. Aquilo me impressionava. Fazer o bem, ser cristão, em suma, era a receita para entrar na porta iluminada. Senão, o Diabo nos esperava na escuridão. Onde baterá a alma de Paulo Henrique Amorim”, escreveu o ex-tucano que deixou o PSDB para apoiar Bolsonaro”. Sempre se soube que os iguais se atraem. Aí está a prova.

REBATE
       O também jornalista não menos ativo e rigoroso Luis Nassif rebateu: "Dentre todos os bolsonaristas, nenhum é mais abjeto, que Xico Graziano. Ele tem a coragem das figuras menores das torcidas organizadas, que procuram o apoio dos grandões para linchar os adversários e praticar a crueldade sem riscos".
       Quando morre um canalha me lembro das aulas de catecismo, em que o padre falava sobre o Céu e o Inferno. Aquilo me impressionava. Fazer o bem, ser cristão, era a receita para entrar na porta iluminada. Senão, o Diabo nos esperava na escuridão. Onde baterá a alma de Xico Graziano? Satanás adora almas de seu estilo.

O MEDALHÃO DOS FIGURÕES
       No dia 18 de junho de 2009, o empresário Luciano Hang (dono da HAVAN) que prometeu colocar uma loja em São Miguel do Oeste e 70 no Rio Grande do Sul, foi condenado a 10 anos, 09 meses e 05 dias de reclusão, mais 270 dias-multa (Art. 33 do Código Penal), pelo crime de evasão de divisas e lavagem de dinheiro.
Atualmente o processo tramita em segredo no Superior Tribunal de Justiça. É só pesquisar no campo “número de registro no STJ” pelo número 2011/0117092-3.
Depois de alguns recursos procrastinatórios, foi decretada a prescrição da punição em 2016. Este é o ponta esquerda do bolsonarismo, amigo íntimo do Jaboti, que ele próprio ajudou a colocar em cima da árvore. 

GENERAL ACHA QUE SEU PIJAMA É CURTO
O General Heleno, ministro chefe do GSI, afirmou que percebe R$ 19 mil de aposentadoria como general reformado e diz ter vergonha de mostrar seus proventos aos filhos. Belo gesto, General. O que um pai de família que percebe um salário mínimo e está na iminência de ser cortado pela metade, deve dize aos filhos?
Mas o general de pijama teve que responder ao deputado David Miranda, o porque dos seus últimos três salários terem sido superiores a R$ 50 mil por mês. Ele não usou a palavra correta, mas admitiu ter arranjado uma “chicana” junto ao COB – Comitê Olímpico Brasileiro, onde sacramentou o aumento. Disse mais: que o dinheiro saiu dos resultados das loterias da Caixa e não sabe se este dindin é público ou privado. Eu respondo general: É dinheiro dos trouxas.  

Nenhum comentário: