segunda-feira, 15 de novembro de 2021

QUE SE HÁ DE FAZER - 793 - 12.11.2021

  

1. Aparentemente por aquilo que é noticiado, pelas conversas de rua, pelos reclamos nas mídias sociais e pelas defesas dos crédulos da atual situação na qual se encontra nosso Brasil varonil, a nós pobres mortais, feitos Gabriela Andersen na Olimpíada de 1984 em Los Angeles, lutamos desesperadamente para atravessar a linha de chegada desta interminável maratona, que é assistir o fim do governo Bolsonaro e o início de um novo, mais humano e mais brasileiro.

“Naquele dia, a umidade relativa do ar era muito alta e a temperatura rondava os 32ºC, na cidade de Los Angeles, onde milhares de pessoas estavam atentas no estádio para presenciar a primeira maratona feminina da história dos jogos. Nesta ocasião tão especial participavam 50 mulheres e uma delas teria a maior atenção da história dos jogos Olímpicos. Não esperava receber o ouro, seu objetivo era o de chegar à meta. Gabriela entrou no estádio na posição 37, cansada e tomada pelas dores e câimbras mal conseguia se manter em pé, o público todo ficou de pé ao notar o esforço titânico e muitos foram às lágrimas enquanto juntos formavam uma corrente para empurrar a atleta que já tinha a metade de seu corpo paralisado. Imediatamente os organizadores quiseram prestar assistência médica, mas ela recusou, sabendo que se aceitasse seria desqualificada. Foram os minutos mais comoventes da história da maratona, enquanto os paramédicos seguiam pela margem da pista. Gabriela tinha um objetivo, nem as dores, nem o cansaço a fariam desistir.

Cruzar a linha de chegada era seu sonho e que se tornou realidade. Uma vez que chegou ao final, desabou; os juízes estavam esperando para carregá-la. Os sentimentos que esta história desperta são indescritíveis.

Foi assim que o nome de Gabriela Andersen entrou par a história e se converteu em sinônimo de determinação e perseverança”.

Assim será com o glorioso povo brasileiro, herói da resistência. Chagará claudicante à linha de chegada em 31 de dezembro de 2022, mas terá o prazer e a emoção de ver a faixa do Bolsonaro arrastada para a lata do lixo. Nenhuma Gabriela Andersen será ovacionada, mas a determinação e perseverança do povo brasileiro, aliadas ao arrependimento dos pregoeiros da mudança, passarão para a história.

 

2. Inimigo do Brasil e dos brasileiros, bolsonaro (recuso letra maiúscula) chama a Petrobrás de monstrengo para tentar privatizá-la. Pudera não: o sujeito não tem coragem para enfrentar os preços abusivos cobrados pela estatal desde o golpe de 2016 e aí usa a estratégia de ataque para tentar vende-la. Vejam, caros leitores, a que ponto chegamos. Depois de simular uma facada na barriga, pode-se esperar tudo deste sujeito que aí está para beneficiar os seus e os ricos, de onde deve vir grande parte da fortuna de seus filhos e aliados servis.

 

3. Pobre política falida, do primeiro ao quinto! Depois do contundente comentário de Mario Lima em sua página no Facebook relatando os acontecimentos que acabaram por esfacelar a política partidária no Brasil, do qual este modesto escriba ainda tirou (ou colocou) uma “casquinha”, somos surpreendidos pela assunção ao cargo de ilustre edil da gloriosa e colenda câmara municipal de vereadores de São Miguel do Oeste, um suplente “sem partido”! Ora, ora, meus caros leitores: isto mostra o grau de desmoralização de alguns partidos políticos. Para estes não mais interessa o partido, nem a política, nem a ideologia, nem a história, nada! Interessa apenas e tão somente estar próximo, mas bem próximo, dos centros de poder, nem que sejam do tamanho de uma cabeça de alfinete, para tentar auferir alguma coisa para si. Como em todas as organizações da natureza desta que permite tal aborto da natureza, isto é considerado normal e o povo que sufragou um sujeito e um partido destes, que se f...

 

4. Nem tudo está perdido!  O cantor e compositor Gilberto Gil foi eleito por maioria absoluta à cadeira de número 20 da Academia Brasileira de Letras (ABL), nesta quinta-feira.

Gil, que teve 21 votos, concorreu com o poeta Salgado Maranhão e o autor e crítico literário Ricardo Daunt.

Gilberto Gil deve assumir o posto em março de 2022, quando o órgão volta do recesso de fim de ano.

A cadeira 20 estava ocupada pelo acadêmico e jornalista Murilo Melo Filho, que morreu em maio de 2020 Mas já foi ocupada pelo general Aurélio de Lyra Tavares (1905-1998), que o ... o tenha, que como ministro do Exército assinou o Ato Institucional número 5 em 13 de dezembro de 1968, que piorou ainda mais a ditadura militar do qual o cantor foi vítima e obrigado a se exilar, juntamente com Caetano Veloso.

Gil ficou preso de dezembro de 68 a fevereiro de 69 e, após ser solto, seguiu confinado em casa até julho. Depois, ambos foram exilados em Londres.

 

        5. A imprensa escrita, falada e fofocada, continua repercutindo a quantidade de vagas de trabalho disponíveis no SINE de São Miguel do Oeste. A sobra nesta quantidade de empregos é debitada à falta de qualificação dos trabalhadores. Já me manifestei sobre isto em algumas oportunidades: o que falta mesmo não é qualificação, é salário mesmo! Vejo alguns desempregados bem qualificados partindo para as MEI ou como autônomos, fazedores de bicos. Aqueles que reclamam da falta de trabalhadores, chamando os desempregados de vagabundos, que vão, eles próprios, puxar enxada, bater martelo, mexer concreto ou serrar madeiras pelo valor que pretendem pagar.

Até a próxima.

Nenhum comentário: