sexta-feira, 14 de agosto de 2020

MANCÓDROMO - 759

 

MANCÓDROMO – 759 BLOG

 

TÁBULA RASA, é uma expressão latina que significa literalmente "tábua raspada", e tem o sentido de "folha de papel em branco". Como metáfora, o conceito de tábula rasa foi utilizado por Aristóteles em oposição a Platão e difundido para indicar uma condição em que a consciência é desprovida de qualquer conhecimento inato - tal como uma folha em branco, a ser preenchida.

       O filósofo inglês John Locke, considerado o protagonista do empirismo, detalhou a tese da tábula rasa, onde, em princípio, todas as pessoas nascem sem conhecimento algum (a mente é, inicialmente, como uma "folha em branco"), e todo o processo do conhecer, do saber e do agir é aprendido através da experiência. A partir do século XVII, o argumento da tábula rasa foi importante não apenas do ponto de vista da filosofia do conhecimento, mas também do ponto de vista da filosofia política ao defender que, não havendo ideias inatas, todos os homens nascem iguais. Forneceu assim a base da crítica ao absolutismo e da contestação do poder como um direito divino ou como atributo inato.

 

CHURUMELA é algo de pouco valor, lamúria, lengalenga, uma conversa fiada, uma ladainha ou um texto enfadonho, cansativo. No caso presente, o texto sobre a Tábula Rasa, parece uma churumela, mas não é isto simplesmente. A situação político-administrativa de nosso País não deixa dúvidas. Todos os dias os noticiários dão conta de mancadas, bobagens e tiros nos pés patrocinadas por nossos governantes e seus auxiliares diretos, demonstrando a tese de John Locke, afirmando que todo o processo de conhecimento advém da experiência. Tornamo-nos um verdadeiro mancódromo, onde atuam os reis da mancada. Assim, é de estranhar, por exemplo, como os atuais presidente da República e governador de Santa Catarina chegaram ao poder, se aprenderam somente a lustrar coturnos e fivelas?

Não sei o que meus leitores pensam quando nomino esses governantes ou qualquer um que ocupe um cargo importante, sem possuir a devida experiência. Modestamente, considero-os Jabutis em cima de árvores. É sabido que os simpáticos animaizinhos não sobem em árvores, em razão de sua anatomia. Assim sendo, só resta perguntar: Que os colocou lá?

 

       JOGO JOGADO, é tido através da ideia que grande parcela do Povo Brasileiro também é uma Tábula Rasa. Desprovida de experiência por falta de oportunidades e de conhecimento por deficiências no sistema educacional, sequer percebe o quando é enganada. Os meios de comunicação de massas aos quais a população tem acesso, contribuem com o sistema vigente, disponibilizando muito entretimento e pouca cultura. Aliás, à cultura só tem acesso os mais abastados. O primeiro resultado dessas discrepâncias é a fragmentação das classes sociais onde os interesses individuais são colocados acima dos coletivos. As personalidades governamentais que tem o dever de conduzir a população pelo caminho do desenvolvimento social e econômico, fogem da tradição do ensinamento através de bons exemplos, e entregam-se ao individualismo e ao tradicional preceito de levar vantagem em tudo.

 

       APAGAR A HISTÓRIA para implantar a sua própria, é o desejo maior de todo governante insensível e por isso medíocre.

       Em recente matéria jornalística local, o mata-borrão da história afirmou peremptoriamente que a situação financeira do município é privilegiada. A bem da verdade, ela não é mas tornou-se privilegiada à conta de manobras que remetem ao dizer do colega já falecido, que prestando contas de sua gestão afirmou: o meu município deu um “lucro” de tantos mil cruzeiros. Além das manobras do tipo aumento de tributos via reformas no código tributário, cortes nos serviços urbanos e endividamento público, também contribuiu para tanto, o crescimento da atividade econômica na última década, o que fez crescer os repasses constitucionais e a arrecadação de tributos.

       Tudo isto pode ser muito bonito na fotografia, mas na realidade o abismo que separa o topo da base da pirâmide social (de Maslow), acentuou-se, tornando quase impossível para os mais pobres suprir as necessidades fisiológicas e adentrar, ao menos parcialmente, na faixa de suprimento das necessidades de segurança.

Nenhum comentário: