sexta-feira, 12 de maio de 2023

FRANZ KAFKA (atual) 826 - 03.03.2023

 

826 – FRANZ KAFKA (Atual) – 03.03.2023

 

       - NAZISMO

O regime nazista, que vigorou na Alemanha entre 1933 a 1945, ocorreu no período da Segunda Guerra Mundial, a qual representou um grande conflito entre diversos países que estavam diante de uma crise econômica, política e social. Essa crise foi adquirindo grandes proporções após a primeira guerra mundial de 1914 a 1918.

Os países envolvidos na segunda guerra mundial constituíam dois grandes grupos: os Aliados, formado pela Inglaterra, França, Estados Unidos e União Soviética e o Eixo, constituído por Alemanha, Itália e Japão. Todos os países envolvidos possuíam pretensões imperialistas e, portanto, lutavam pelo poder e a conquista de territórios.

Com a ascensão de Hitler e do regime nazista na Alemanha, o principal objetivo era unir os povos germânicos. Nesse sentido, exterminar os judeus, marxistas, socialistas, ciganos, etc.

Assim, com o intuito de conquistar territórios e se tornar a grande potência mundial, a segunda guerra mundial começa no momento que o exército de Hitler invade a Polônia no dia 1º de setembro de 1939. Esse território lhes pertencia antes da primeira guerra mundial.

O Nazismo e a Segunda Guerra Mundial terminaram em 1945, ano em que Hitler morreu. Nesse mesmo ano, os Estados Unidos lançaram as bombas atômicas sobre as cidades japonesas de Hiroshima e três dias depois de Nagasaki, respectivamente nos dias 6 e 9 de agosto de 1945.

 

- HOLOCAUSTO

O Holocausto representou o extermínio em massa que ocorreu durante o regime nazista na Alemanha, o qual matou cerca de seis milhões de judeus nos campos de concentração. Os campos de concentração representavam os locais onde eram exterminadas as pessoas que para Hitler eram considerados de “raça inferior”. Esse horror cometido contra esses grupos minoritários e sobretudo de judeus, só terminou em 1945, com o fim da Segunda Guerra Mundial.

 

- NEONAZISMO

O Neonazismo representa um movimento contemporâneo inspirado na ideologia nazista de Adolf Hitler.

Os grupos neonazistas, começaram a surgir na década de 70 e estão espalhados em diversos locais do mundo, sendo possível encontra-los atualmente, pelos grupos na internet.

Esse movimento está pautado nas doutrinas radicais de intolerância e violência sob o ideal de superioridade da “raça pura ariana”.

Dessa forma, os neonazistas costumam ser racistas e xenófobos com grupos minoritários sejam negros, imigrantes, homossexuais, judeus, dentre outros.

Importante destacar que a apologia ao nazismo não é permitida em diversos países do mundo sendo considerada, portanto, uma prática criminosa.

 

FRANZ KAFKA ATUAL

       Perguntarão os caros leitores desta coluna: mas, o que tem a ver Franz Kafka com o texto atual que fala de Nazismo e seus sucedâneos? Para se chegar à resposta para esta questão, é necessário ler, pelo menos, algumas obras deste autor quase desconhecido, mas famosíssimo para nossos tempos atuais.

František Kafka nasceu em 03.07.1883 em Praga, então pertencente ao Império Austro Húngaro. Faleceu em 03.06.1924 com 40 anos de idade. Era Judeu e pertenceu ao movimento literário Modernista, Existencialista e foi precursor do Realismo Mágico. Entre suas obras, maioria contos, mais importantes, estão A Metamorfose, O Processo, O Castelo, Na Colônia Penal.

            A maior parte de sua obra está repleta de temas de alienação e brutalidade física e psicológica, conflito entre pais e filhos, personagens com missões aterrorizantes, labirintos burocráticos e transformações místicas.

       No conto “A Colônia Penal”, Kafka detalha com riqueza, um dispositivo para tortura dos condenados à morte. De se ressaltar que “Na Colônia Penal”, os condenados não tinham direito à defesa e tampouco sabiam o motivo de sua condenação.

       O dispositivo de tortura consistia em uma máquina cuja sessão de tortura durava 12 horas e culminava com um dispositivo de agulhas que gravava uma frase no corpo da vítima, até sua morte.

       Consta da biografia de Kafka que a tal máquina teria sido inspirada por um texto escrito em 1913 por um escrior Alemão que tratava dos instrumentos de tortura utilizados à época. Tamém e de Kafka a famosa frase que diz: “não sei porque estou te batendo e você não precisa saber porque está apanhando”.

 

       Por que Kafka e sua obra?

 

 

       Os analistas da obra de Kafka e os que assinam o prefácio e os posfácios de suas publicações, sobretudo no livro “A Colônia Penal”, dentre os quais assina o conhecido escritor, jurista, sociólogo e filósofo Lenio Streck, identificaram similitudes entre a obra de Kafka com os procedimentos adotados no período da ditadura brasileira de 1964.

       Diante disto, pode-se inferir que Kafka teve premonições ou, pelo menos, deixou-se inspirar pelos escritos relatando casos de tutura do Século XIX.

       Mas o ponto nevrálgico da questão, é o comportamento da população, não só brasileira como de outros países, que reivindicam, através de movimentos suspeitos, a volta dos tempos pretéritos onde a barbárie era o lugar comum. A quem debitar estes comportamentos? À falta de formação educacional? Aos desvios de conduta? À falta de conhecimento da história mundial? Eis a questão a ser decifrada.

Até a próxima. 

Nenhum comentário: