sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

SOFRER POR QUERER


OPINIÃO – JAIME CAPRA

SOFRER POR QUERER
       Estar velho é uma verdadeira porcaria, para não dizer outra coisa. Principalmente quando não se envelhece por inteiro. Quer dizer, todo o organismo. Problema é quando só o corpo envelhece, deixando ativas algumas, ou todas, das demais faculdades. Salvo casos muito especiais, especialíssimos até, quando, aí sim, se envelhece por completo.
       Problema mesmo, é envelhecer pela metade, deixando vivas, ativas, outras faculdades essenciais, tipo memória, senso de percepção, capacidade de interpretação de pequenos sinais, quase imperceptíveis, provisionamento imediato, mediato ou futuro, de acontecimentos previsíveis indicados pelos sinais.
       Velhos em qualquer dessas condições, são dados ao sofrimento. Uns, porque envelheceram por completo e têm de encarar as consequências do desgaste. Outros, com envelhecimento parcial, sofrem porque em algum momento fizeram previsões que iriam conduzir ao sofrimento, que poderiam ter sido evitadas e não o foram. Neste caso, o velho sofre por sentir-se incapaz de evitar o sofrimento de outrem.

SINAIS DOS TEMPOS
       O tempo do envelhecimento emite sinais visíveis ou não. Estes, são interpretados à luz da vivência, da experiência e da capacidade de interpretação. Diz-se até que o diabo é temido não por ser diabo, mas por ser velho, isto é: ele sabe das coisas. Assim, é fácil para um velho interpretar os sinais e prognosticar acontecimentos.
       Vejamos o caso recente, as últimas eleições. A maioria dos eleitos, senão todos, o foram baseados num discurso de promessas de um mundo melhor para seus eleitores. Estes acreditaram, tanto é que os sufragaram, alguns com expressivos quase 58 milhões de votos. Mal sabiam estes 58 milhões, que o eleito não tem o poder de mudar o mundo, tampouco para mudar a casa que habita.
       Passados mísera dezena de dias, os sinais indicam que nada mudará. Nada mudará porque aqueles que prometeram mudar esqueceram-se do princípio basilar da resistência às mudanças. Ninguém quer mudar. O povo não quer mudar e vai resistir a qualquer mudança, a não ser que lancem mão da força. Assim mesmo, encontrarão resistência.

MUDANÇAS, QUE MUDANÇAS?
O Ministério Público do Rio espera o senador eleito Flávio Bolsonaro, nesta quinta-feira, para depor sobre movimentações financeiras atípicas detectadas pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) em uma conta de seu ex-assessor Fabrício Queiroz. Porém, nem a sua assessoria nem a do órgão confirmam se Flávio realmente vai comparecer. Por prerrogativa parlamentar, Flávio pode escolher dia, hora e local para depor. Ele não é obrigado a ir. Já começou a demonstração de honestidade!
Questionada se o filho mais velho do presidente Jair Bolsonaro vai ao Ministério Público, a assessoria do parlamentar respondeu apenas que o senador não vai dar esse tipo de informação à imprensa. Essa é melhor que as anteriores!
No dia 11 dezembro, Flávio havia emitido uma nota afirmando que seguia à disposição para prestar esclarecimentos às autoridades, se instado for, no citado assunto. Em menos de 10 dias, o pai já fez escola! Ensinou o filho a técnica da enrolação.
Na terça-feira, as filhas e a mulher de Queiroz faltaram ao depoimento que iriam prestar ao Ministério Público. O ex-funcionário, apontado num relatório do Coaf com movimentações atípicas em sua conta, também faltou duas vezes a depoimentos alegando questões de saúde. Será que ele vai entrar com um pedido de auxílio doença junto ao INSS?
Queiroz disse ao jornal O Estado de S. Paulo que esclarecerá em breve o assunto, mas não disse quando daria as explicações. Reclamou de, em suas palavras, ter sido tratado como o pior bandido do mundo. Ele que se prepare, porque vai sobrar. O chefe é filho de militar, especialista em borzeguins!
Segundo o Coaf, o então assessor de Flávio movimentou em uma conta bancária R$ 1,2 milhão entre janeiro de 2016 e o mesmo mês de 2017. Da mesma conta saíram R$ 24 mil depositados em nome da primeira-dama Michelle Bolsonaro. Já que é especialista, deve ter recebido em “libras” esterlinas!
Também foram citados depósitos na conta do ex-assessor, feitos por suas filhas Nathalia e Evelyn Melo de Queiroz, e pela mulher de Queiroz, Marcia Oliveira de Aguiar, que foram lotadas então no gabinete de Flávio na Assembleia Legislativa do Rio na conta de Queiroz. Outros funcionários do gabinete também foram identificados em depósitos da conta do policial, sempre próximos a data de pagamento na Alerj.
Nathalia, que é personal trainer, já foi lotada no gabinete de Jair Bolsonaro na Câmara dos Deputados, onde estava até o mês de novembro. Tudo em família e vizinhança.

JÁ ESTÁ LÁ FORA...
       O chefe do escritório da Anistia Internacional na Alemanha diz que a comunidade internacional deve pressionar para que o novo governo respeito os direitos humanos no Brasil. Tememos um aumento da violência, ressalta. O secretário geral da Anistia Internacional na Alemanha, Markus Beeko, alertou para uma drástica deterioração da situação dos direitos humanos no Brasil após a posse de Jair Bolsonaro. Todos os sinais apontam para um agravamento da situação, disse Beeko em entrevista divulgada pela agência de notícias AFP. Ele apelou para que a comunidade internacional tematize claramente possíveis violações dos direitos humanos do novo governo e apoie a sociedade civil brasileira.

TEM QUE RIR
       Os partidários do bolsonarismo, que estão vibrando com o miserável aumento do salário mínimo e, por consequência, dos proventos de aposentadoria, ainda não se deram conta que isto também os afeta. Os que já estão aposentados e gozam com sua própria desgraça, também estão preocupados com o déficit da previdência. Já estão dando sua contribuição: estão aposentados e passaram suas empresas para alguém da família. Assim, não pagam mais INSS. Belo gesto de Mateus, primeiro os meus!

Nenhum comentário: